ONG atende 130 crianças e jovens em risco na RMC; saiba como ajudar

Foto: Reprodução | Facebook ACRICA

Infelizmente, o que mais coloca crianças e adolescentes em risco hoje não são apenas as dificuldades financeiras, mas a violência — muitas vezes dentro da própria casa. Sabemos quantas mães solo estão sobrecarregadas e quantos pais precisam trabalhar o dia todo. Por isso tem sido cada vez mais comum ver crianças de 10 ou 11 anos cuidando de irmãos menores, de 3 ou 4 anos, sozinhas em casa. Isso expõe esses pequenos a perigos físicos, emocionais e psicológicos, tanto no ambiente doméstico quanto nas ruas.

É nesse cenário que o trabalho das ONGs se torna fundamental. E uma delas, localizada em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), tem feito a diferença todos os dias: a ACRICA – Associação de Apoio à Criança e Adolescente, que atualmente atende 130 crianças e jovens de 4 a 17 anos em período integral.

Lá eles recebem apoio emocional e psicológico, participam de atividades educativas, esportivas, culturais, têm o a aulas de informática, oficinas e até preparação para o mercado de trabalho. É um trabalho completo de cuidado e formação.

+ Leia também: Curso gratuito oferece 60 vagas na área de tecnologia para PCDs

A ACRICA precisa de apoio – como você pode ajudar?

No momento a ACRICA está em busca de voluntários para várias áreas:

  • Psicólogos: para dar conta da grande demanda por atendimentos emocionais e psicológicos;
  • Pessoas com habilidades istrativas: para colaborar com documentação e projetos;
  • Voluntários para auxiliar no bazar solidário, organizando doações e atendendo o público — o bazar é uma das principais fontes de renda da organização.

E vale lembrar: a ACRICA não recebe apoio da prefeitura. Todo o trabalho realizado depende exclusivamente da solidariedade da comunidade, então todo recurso financeiro é bem-vindo. Aí você pode dizer: “ah Gabi, mas eu só doo para instituições que conheço…”. Então fica aí que tenho uma oportunidade incrível para você conhecer!

+ Leia também: Autismo não é doença; vamos falar sobre o abril azul?

Visite o jardim sensorial da ACRICA

Quem quiser conhecer de perto a instituição tem um ótimo motivo: a ACRICA inaugurou recentemente um jardim sensorial. Um espaço lindo, pensado para ser percorrido com os pés descalços pra poder sentir as texturas, tocar nas plantas, sentir o cheiro das flores, observar as cores e vivenciar a natureza de forma sensorial. É um ambiente mágico, aberto à comunidade, mas as visitas precisam ser agendadas com antecedência, pois são guiadas. Se você quer agendar uma visita, se voluntariar ou fazer uma doação, entre em contato por um dos canais que vou indicar aqui:

A solidariedade transforma. E às vezes, tudo o que uma criança precisa para mudar sua história é de alguém que estenda a mão. E então, bora causar o bem?

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo

Avenida Victor Ferreira do Amaral, 306, Tarumã - Curitiba - PR