Hoje quero te apresentar uma ONG que tá fazendo a diferença pra muita gente. A “Escola sem livros”, que como o nome sugere, não tem como objetivo encher as pessoas de teoria, mas sim, de compartilhar conhecimento de um jeito simples, direto e transformador.
Calma! O nome “escola sem livros” não quer dizer que a ONG negue os livros. Pelo contrário. O Heverton Anunciação, fundador e gestor da ONG, é escritor e tem vários livros publicados. Ele usa os livros como base, como referência, mas transmite seus conteúdos e dissemina o conhecimento de um jeito mais simples, acolhedor e mais próximo das comunidades.
Autismo não é doença; vamos falar sobre o abril azul?
A proposta da ONG é combater alguns dos problemas mais urgentes da nossa sociedade, como a violência, o divórcio, a delinquência, o suicídio, a dependência química, a falta de ética e muitos outros. Pode parecer exagero, ou até uma missão impossível resolver tantos problemas, mas o segredo está em um trabalho de formiguinha, feito com muito amor e propósito.
Os 5 pilares da Escola sem Livros
A convicção de que a educação é a base para a mudança, sempre existiu. E foi pensando em como concretizar essa convicção que a ONG definiu cinco pilares para sua estruturar sua metodologia:
- educação emocional,
- educação espiritual,
- educação social,
- ética e
- pensamento crítico.
E como tudo isso vira ação? A ONG realiza palestras gratuitas sobre esses temas em escolas, comunidades, presídios e outras ONGs. Isso mesmo, é só reunir o povo, arrumar um espacinho – pode ser numa escola, centro comunitário, salão de igreja ou qualquer lugar que tenha a infraestrutura necessária, que o Heverton leva seu computador e seus conhecimentos. E o melhor: tudo de graça.
ONG atende 130 crianças e jovens em risco na RMC; saiba como ajudar
Mas claro, a ONG precisa de doações para manter suas atividades, então toda ajuda é bem-vinda. E se você quiser saber mais sobre o trabalho, se quiser levar uma palestra gratuita aí pra sua comunidade, ou se quer contribuir com essa causa, deixamos aqui os contatos:
- No Instagram: @escolasemlivros
- No site: escolasemlivros.org.br
A Escola sem livros mostra que que, com disposição, empatia e uma boa dose de vontade de mudar o mundo é possível transformar muitas vidas.
E aí, bora causar o bem juntos?
