Coritiba e Santos fizeram um jogo bastante disputado nesta tarde ensolarada de domingo (16), em Curitiba, e o Peixe venceu o Coxa por 2 a 1, de virada, com Neymar marcando um verdadeiro gol de placa no Couto Pereira.
O início do jogo foi favorável ao Coritiba, pois enquanto Neymar tinha dificuldades para vencer a marcação de Gil, Éverton Ribeiro tinha liberdade para armar o time Coxa e contava com o apoio qualificado de Ayrton pela direita.
E foi justamente em uma jogada de Ayrton que saiu o primeiro gol do jogo. O lateral foi derrubado pela direita e ele mesmo cobrou a falta. A bola quicou na área e ou por toda a zaga do Santos, mas não por Deivid, que meteu a cabeça na bola para vencer Rafael.
O gol, marcado logo aos 9 minutos de partida, premiou o melhor início do Coritiba, que mostrou uma melhor movimentação nos primeiros 20 minutos de jogo. Contudo, mesmo sem muita criatividade, e com Neymar muito marcado, da metade do primeiro tempo em diante, o Santos melhorou seu jogo e ou a pressionar o Coritiba.
Aproximando mais os jogadores do meio com o ataque, a equipe santista foi empurrando o Coritiba para trás e, nos últimos 10 minutos de jogo, criou duas chances para empatar a partida, mas Vanderlei fez boas defesas garantindo a vantagem no placar para o Coritiba no primeiro tempo.
Na etapa final, o Coritiba mostrou que tomaria uma postura mais defensiva, compactando o time, para sair nos contra-ataques e, somente, nos primeiros 10 minutos, o time Coxa desperdiçou duas boas chances de ampliar o placar.
Na tentativa de melhorar o poder de ataque do time santista, sobretudo nas bolas paradas, o técnico Muricy Ramalho sacou Ewerton Páscoa para a entrada de Bernardo, mas o Santos não conseguia furar o bloqueio imposto pela defensiva alviverde.
Contudo, a genialidade de Neymar finalmente apareceu. O santista recebeu e na entrada da área pela esquerda, ou por quatro marcadores, deixou Vanderlei sentado, e só empurrou para o fundo do gol. Uma pintura de gol, marcado aos 25 minutos.
Após o gol de empate, o jogo ficou mais aberto e o técnico Marquinhos Santos sacou Lincoln para a entrada do peruano Ruidiaz. Mas o Santos, no contra-ataque, virou a partida.
Patito Rodrigues recebeu e e chutou forte. A bola bateu na zaga e sobrou para Neymar, que mandou para o gol. Vanderlei ainda tocou na bola, que entrou mansamente no fundo do gol do Coritiba.
Com a virada, o técnico Marquinhos Santos abriu de vez o time do Coritiba, sacando Robinho e Éverton Ribeiro para as entradas de Éverton Costa e Marcel, mas o Santos soube segurar o Coxa e saiu do Couto Pereira com a vitória.
A derrota barrou a sequência de bons resultados do Coritiba, que perdeu posições na tabela e caiu para a 15ª colocação (o Flamengo ainda não tinha jogado até o fechamento da matéria e pode ar o Coritiba em caso de vitória diante do Grêmio). Na próxima rodada, o Coritiba encara o Sport, em Recife. Já o Santos recebe a Portuguesa, na Vila Belmiro.
