Se no basquete o Fluminense não recebeu autorização para entrar no Novo Basquete Brasil (NBB), na Superliga de Vôlei há uma divisão de o que define os novatos na elite. Em busca de uma vaga na Superliga 2016/2017, Fluminense (no feminino), Flamengo e Botafogo (no masculino) se inscreveram para jogar a Superliga B, que começa em 16 de janeiro.
Entre os homens, Flamengo e Botafogo deverão ter como principais rivais as equipes Uberlândia/Gabarito (MG) e São Bernardo Vôlei. A equipe do ABC Paulista já joga a Superliga no feminino e quer voltar à competição no masculino. Sesi B e Sada/Cruzeiro B também estão inscritos, mas não brigam pelo o, uma vez que já têm times na elite.
No feminino, o Fluminense terá a companhia de outro clube de futebol: o Sampaio Corrêa, que este ano estreia também na Liga de Basquete Feminino (LBF). Os dois terão como principal adversário o time da Uniara/Araraquara, que disputou a Superliga na temporada ada.
A competição masculino terá 13 times: Flamengo, Botafogo, São Bernardo, Sesi, Sandro André (AP), Caramuru (PR), Itajaí (SC), Blumenau (SC), Araucária (PR), Sada/Cruzeiro (MG), Montecristo (GO), Upis (DF) e Uberlândia/Gabarito (MG). No feminino, são só oito: Fluminense, Sampaio Corrêa, Araraquara, Cascavel (PR), São José dos Campos (SP), Chapecó (SC), São José dos Pinhais (PR) e Vôlei Itabirito (MG).
