Artes plásticas

2015 começa com exposição Sesi Arte Contemporânea

No dia 27 de Janeiro, o Centro Cultural Sistema Fiep, abre sua programação 2015 com a exposição coletiva Sesi Arte Contemporânea.

Com curadoria de Keila Kern, a exposição contará com quatro artistas que foram selecionados pelo edital do Sesi Arte Contemporânea 2015. “A seleção foi realizada pelos professores, artistas e críticos Deborah Bruel, Ivair Reinaldim, Paulo Reis e eu que estudamos os mais de 140 projetos recebidos do país inteiro. Muitas propostas de qualidade foram, infelizmente, recusadas e isto se dá tanto por motivos muito objetivos como o limite do espaço previsto no edital quanto por critérios curatoriais ligados à vocação do certame que está em sua terceira edição e vem apostando cada vez mais em artistas que pensam no atrito entre seus trabalhos e as especificidades deste espaço. Artistas que correm riscos ao propor trabalhos experimentais e que têm nosso apoio por sabermos da importância deste momento para artistas, instituições, colecionadores e público.”, diz a curadora.

 O artista visual Chico Machado, do Rio Grande do Sul,  apresenta Aparelhos para Ritimificação, que resulta da convergência de diversos tipos de expêriencias do artista, perado a pintura, a escultura, o vídeo e a música.  A exposição é composta por aparelhos cinéticos sonoros e vídeos digitais, apresentando relações diversas entre eles. O artista propõe ao  público um espaço de encontro, onde o visitante poderá tanto produzir sons com os aparelhos, como assistir composições sonoras e visuais feitas a partir deles.

Eduardo Freitas, Castro – PR,  traz Relato de Expedição. Neste trabalho a  ficção tangenciou todo o processo de investigação sobre o tema abordado: a entomologia (ciência que estuda os insetos) e foi o conceito que permitiu amalgamar arte e ciência. Relato de Expedição mostra ao público a condição híbrida do ato de pintar e a técnica de moldagem em ambiente de colecionismo.

Volume Morto, de Jonas Arrabal ( Rio de Janeiro), levará para o espaço expositivo uma porção de água da Lagoa de Araruama (que a por Cabo Frio, cidade natal do artista), que estará armazenada em 120  galões de 20 litros, além de  gravações de textos do artista. O trabalho, através de sua vivência na Região dos Lagos, interior do Rio de Janeiro, propõe uma relação entre obra  e ação do tempo.

Em Cinema de Utilidade Pública, Vivaldo Vieira Neto, Curitiba/ PR, cria um site specific. Em uma ampla caixa preta o artista projeta dois vídeos, pensando tanto as imagens quanto o espaço como matéria. O visitante poderá conferir uma apropriação do seriado Spectreman e imagens capturadas de um inseto, vídeos que tem em sua estrutura narrativa o formato de uma fábula, dois animais com um objetivo moral, algo fechado em seus problemas, beirando ao absurdo.

 A exposição Sesi Arte Contemporânea pode ser conferida até o dia 22 de Março, no centro Cultural Sistema FIEP, de quarta a domingo, das 10 às 18h, com entrada gratuita.

 Serviço:

 Sesi Arte Contemporânea

De 27 de Janeiro a 22 de Março de 2015

Local: Centro Cultural Sistema Fiep

(Av. Cândido de Abreu, 200 – Centro Cívico, Curitiba /PR)

De Quarta a domingo, das 10h às 18h.

Entrada Franca

 **A abertura do Sesi Arte Contemporânea acontece no dia 27/01 às 20h. No mesmo dia, às 19h, haverá uma conversa com os artistas na Sala Multiartes**

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna

Avenida Victor Ferreira do Amaral, 306, Tarumã - Curitiba - PR