O Movimento Elefantes, coletivo que reúne dez big bands, lançará em junho o primeiro disco de seu selo. A banda escolhida para estrear o selo independente é o “Projeto Meretrio”, mesmo nome que leva o disco, em cujo verso há uma importante dedicatória do mestre Roberto Sion. “Música consciente, plena de surpresas, meio Kurt Weill, meio Mingus (Charles Mingus), tentando se libertar da tirania ‘jazzística’, sem deixar a criatividade. É isto que nos mostram Emiliano e seus companheiros.”
O mestre está se referindo a Emiliano Sampaio, guitarrista, 25 anos. O moço é formado em música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), faz pós-graduação também em Campinas, e fica sem jeito com o elogio do Sion. É dele a maioria das composições da banda, que nasceu como trio, e ampliou o espaço sonoro para os metais.
“A tradição de big band vem da música americana. Mas a gente sai dessa vertente. Tem até a música ‘De jazz em jazz’ no disco, que a por vários estilos do jazz. Mas tem música brasileira, tem música que parece trilha de cinema, tem coisas mais regionais. Tem coisas de vários ambientes, eia por vários gêneros.” Mas e a comparação com Mingus? “É que o Mingus trouxe para o jazz influências da música africana, mesclou o jazz com a música erudita.”
Lançamento
O show de lançamento será realizado no dia 27 de junho, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Segundo Vinícius Pereira, contrabaixista da banda Coisa Fina e um dos produtores do Movimento Elefantes, a ideia do selo surgiu porque as bandas perceberam que ainda é preciso um produto material, no caso o CD, para ganhar aceitação do público.
“E vamos unir forças. Cada mês, todas as bandas estarão empenhadas em divulgar o disco de uma só banda. Ao invés de uma banda sozinha dar cara pro mundo, todas as bandas vão ajudar num único lançamento no mês.” O disco será distribuído pela Tratore, será vendido em lojas e nos shows das bandas.
Serviço
Museu da Casa Brasileira. Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705. Terraço.
Projeto Meretrio – 27 de junho, domingo, às 11h. Duração: 120 min.
Capacidade: 230 lugares. Grátis. Vagas limitadas, por ordem de chegada.
Estacionamento: Domingos e feriados: R$ 10.
Próximos lançamentos: Banda Jazzco (25/07), Projeto Coisa Fina (29/08), Big Band da Santa (26/09), Banda Urbana (31/10), Reteté Big Band (28/11).
