Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta em Medianeira e Toledo

A Orquestra Sinfônica do Paraná faz turnê de concertos pelo Oeste do Paraná, sob a batuta da maestrina cubana Elena Herrera. A primeira apresentação será nesta sexta-feira (9) na Praça Ângelo Darolt, em Medianeira. No sábado (10) e domingo (11), a apresentação será no Teatro Municipal de Toledo. Horário: às 20 horas. A entrada é franca.

No programa as obras: ?Diez Melodias Vascas?, de Jesus Guridi; ?Elegia?, de Henrique Oswald; ?Suíte Vila Rica?, de Camargo Guarinieri, e ?Sinfonia em ré menor?, de César Franck. O objetivo da turnê é descentralizar os concertos da Orquestra.

O programa será o mesmo para as três apresentações. Inicia com Diez Melodias Vascas, obra composta por Jesus Guridi para declarar seu amor à terra natal. É considerada uma de suas melhores obras sinfônicas, utiliza material folclórico sem modificações, mas com uma harmonia muito elaborada e uma orquestração brilhante e colorida.

A segunda obra, Elegia, é do compositor Henrique Oswald, carioca viveu grande parte de sua vida na Itália e, mesmo retornando ao Brasil, esteve sempre muito ligado ao mundo musical italiano e francês. As obras dele possuem elementos impressionistas, o que contribuiu para ampliar o universo sonoro, melódio-harmônico praticado no Brasil no final do século XIX. Oswald é o Patrono da Cadeira nº 25 da Academia Brasileira de Música.

Suíte Vila Rica, de Camargo Guarinieri, foi dedicada ao seu amigo e professor Clóvis Salgado. A obra foi escrita em 1958 para o filme Rebelião em Vila Rica, dos irmãos Santos Pereira, o que lhe deu um caráter bastante diferente das outras obras do compositor. As estruturas das frases são quadradas e os movimentos individuais não são muito desenvolvidos. Estreou no Rio de Janeiro a 10 de abril de 1958, pela Orquestra Sinfônica Brasileira, regida pelo próprio compositor.

A Sinfonia em ré menor foi escrita nos últimos anos da vida de César Franck (1822-1890), nascido na Bélgica. Foi concluída no verão de 1888. A obra estreou em Paris em 17 de fevereiro de 1889, regida por Jules Garcin, e foi dedicada a Henri Duparc.

REGÊNCIA – A maestrina Elena Herrera já regeu a Orquestra Sinfônica do Paraná em outras ocasiões. É reconhecida pela sua trajetória na Pedagogia Musical e na Regência Orquestral. Foi professora de Historia da Música na Escola Nacional de Artes de Cuba e pianista correpetidora da cátedra de cordas.

Sua carreira como regente orquestral iniciou-se em 1980, com a Orquestra Sinfônica de Matanzas, Cuba. Em 1985 ocupou a Diretoria Geral da Ópera de Cuba. Com a inauguração dos festivais de Arte Lírica, promovidos por Alicia Alonso em 1987, Elena Herrera começou uma intensa carreira internacional obtendo a Distinção da Cultura Polonesa e também a Ordem da Cultura Nacional de Cuba. Seu nome consta no Livro de Honra do Grande Teatro da Havana.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo

Avenida Victor Ferreira do Amaral, 306, Tarumã - Curitiba - PR