Quem errou?

Legislação mostra quem tem preferência em um cruzamento com linha de trem

Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná.

O gravíssimo acidente que deixou uma pessoa morta e uma ferida envolvendo um trem, um caminhão-tanque, dois carros e uma moto na manhã desta quinta-feira, (8), em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, acendeu um alerta para os motoristas.

Uma câmera acoplada ao vagão do trem registrou o momento em que o maquinista aciona a buzina, já próximo ao cruzamento, e o caminhão tenta atravessar quando é atingido no meio. Assista aqui ao vídeo do exato momento do acidente.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a sinalização de cruzamentos urbanos com linha férrea deve incluir placas de advertência (A-39 ou A-40), seguida da placa A-41 (cruzamento com linha férrea), e pode ser complementada por sinais de regulamentação (R-1) ou semáforos.  Porém, a linha férrea tem sempre preferência, e o condutor deve parar antes de cruzar, observar e ouvir antes de prosseguir.

  • Placa de Advertência (A-39 ou A-40): Indica que um cruzamento com linha férrea está próximo. 
  • Placa A-41 (Cruzamento com Linha Férrea): Informa que o cruzamento com a linha férrea está presente.
  • Sinais de Regulamentação (R-1): Podem indicar obrigações específicas, como parar ou ceder agem, em cruzamentos com linha férrea.
Imagem do local do acidente de trem em Pinhais mostra a sinalização existente. Foto: Reprodução/Google.

Em nota, a concessionária  Rumo, responsável pela istração da linha férrea, “lamenta profundamente o acidente” que resultou na morte de um motociclista na manhã desta quinta-feira (8), em Pinhais.  Ainda conforme  a nota, “um caminhão-tanque, de forma imprudente e em total desrespeito às leis de trânsito, atravessou a preferencial de uma agem em Nível devidamente sinalizada, levando à colisão que envolveu o trem e mais três veículos, além do próprio caminhão”.

A concessionária informa ainda que “o  maquinista do trem acionou a buzina e os freios de emergência, mas não foi possível evitar o impacto devido ao peso e tamanho da composição. Equipes da concessionária foram rapidamente mobilizadas, enquanto o Corpo de Bombeiros prestou os primeiros atendimentos às vítimas. Os demais feridos já estão sob cuidados médicos apropriados”.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna

Avenida Victor Ferreira do Amaral, 306, Tarumã - Curitiba - PR