Conflito

Hamas enviará comissão para tratar cessar-fogo egípcio

O Hamas vai enviar uma delegação, incluindo representantes de Gaza, para o Cairo nesse sábado (10) para discutir uma proposta do Egito para um cessar-fogo, disse um membro sênior do grupo islâmico para a Agence -Presse (AFP). Mussa Abu Marzuk, vice-chefe do Hamas, disse que a delegação vai pedir esclarecimentos dos três pontos do plano do presidente do Egito, Hosni Mubarak, anunciado na terça-feira. “Existem muitas questões e existe uma necessidade de esclarecimentos”, disse Abu Marzouk, que fica em Damasco, na Síria.

Os três pontos do plano pedem um cessar-fogo para permitir ajuda humanitária na Faixa de Gaza, reuniões urgentes com representantes palestinos e israelenses e a retomada das negociações de reconciliação palestina. Abu Marzuk disse que o Hamas ainda não escolheu seus representantes da Faixa de Gaza.

Uma delegação do Hamas da Síria se reuniu com o chefe de inteligência do Egito, Omar Sulaiman, na terça-feira, mas o encontro de amanhã será o primeiro com participação de representantes da Faixa de Gaza desde que Israel iniciou sua ofensiva militar sobre o território há duas semanas.

Abu Marzuq também rejeitou endossar uma resolução emitida pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) emitido ontem, que pedia um cessar-fogo, dizendo que o Hamas não tinha sido consultado. “O Hamas não comenta a resolução porque não foi consultado para aceitá-la ou rejeitá-la”, disse. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna

Avenida Victor Ferreira do Amaral, 306, Tarumã - Curitiba - PR