O número de salvamentos aumentou no feriado de Ano Novo em relação ao ano ado. De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, foram realizados, de 31 de dezembro até o dia 4 de janeiro, 238 salvamentos. No ano ando, este número foi de 184. “Este aumento se deve principalmente ao banhista que subestima os perigos do mar e à maior atenção que vem sendo dada pelas equipes de socorro”, explica o tenente Leonardo Mendes dos Santos. Em relação ao ano ado, o número de mortes por afogamento também caiu, de duas para uma.
Os locais onde ocorreram mais salvamentos foram nos balneários de Ipanema e Praia de Leste, no município de Pontal do Paraná. “Ipanema é o local em que ocorre o maior número de salvamentos pelo perfil do banhista. Por isso, nós sempre reforçamos o pedido para que as pessoas sigam a orientação do bombeiro que está na areia. É importante perguntar qual o melhor local para fazer o banho de mar e nunca ultraar um limite seguro dentro da água”, alerta o tenente.
Apesar de o número de salvamentos ter aumentado, o Corpo de Bombeiros considera o começo do ano tranquilo pelo número de pessoas que estiveram no Litoral. Desde o dia 1 de dezembro, foram realizados 610 salvamentos e quase 44 mil orientações sobre locais impróprios para banho, advertências em relação ao perigo do mar, entre outras. Um total de 144 crianças, que usavam pulseira de identificação, foi encontrada pelos guarda-vidas.
