Uma pesquisa realizada pela Associação Comercial do Paraná (A), entre os dias 25 e 28 de março, revelou que 32,74% dos consumidores entrevistados pretendem gastar entre R$ 50 e R$ 100 em compras de Páscoa. Além dos tradicionais ovos, caixas de chocolates e doces, a época também é marcada pelo aumento na venda e no consumo de peixes.
Adriana Santana istra, ao lado do marido Waldiclei, a Peixaria Caravelas, localizada no bairro Vista Alegre, em Curitiba. Nos quatro anos à frente do negócio, ela afirma que a Páscoa é o principal período do ano para ampliar o faturamento. “Fazemos uma projeção de aumento de 10% ou mais nas vendas nesta época”, explica a empresária.
Com planos de abrir uma segunda loja, o período festivo exige, anualmente, melhorias que garantam mais qualidade na entrega ao consumidor. “A ideia é realmente aumentar as vendas. Com o ar dos anos, estamos implementando melhorias, como novos freezers e tecnologias”, afirma Adriana.

Loja de pescados aposta na venda de pratos prontos para semana da Páscoa
Na contramão do modelo tradicional, a gerente de loja Monique Mallmann aposta em opções mais práticas para atrair consumidores que fazem as compras às vésperas da data. A Trapiche Pescados, localizada no bairro Bigorrilho, onde Monique trabalha, oferece cortes porcionados e pratos prontos com peixe.

Como parte da estratégia de divulgação dos novos produtos, é nesta época que a loja amplia tanto a produção quanto a promoção das opções mais práticas. “A galera está chegando à loja por conta da tradição da Quaresma e da Semana Santa, e consegue ar esses produtos com mais facilidade. De forma estratégica e antecipada, aumentamos a produção desses itens para atender melhor ao público e atrair novos clientes”, comenta Monique. A loja também oferece vinhos para harmonizar com os pratos.
Entre os produtos mais consumidos pela clientela de Adriana estão os peixes para receitas assadas e o bacalhau. Já Monique destaca que o camarão, a tilápia e o polvo estão entre os mais procurados na semana da Páscoa.

Produção de peixes do Paraná
O Paraná está entre os estados que mais cresceram na produção de peixes no Brasil em 2024, ficando atrás apenas de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, segundo relatório da Associação Brasileira da Piscicultura. No ano ado, a produção no estado ultraou as 250 mil toneladas.
De acordo com o Boletim de Comércio Exterior da Piscicultura, a tilápia é uma das espécies mais cultivadas. Além disso, o Paraná é responsável por mais de 24% do consumo nacional desse pescado.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉
