Uma onça-parda (Puma concolor) foi capturada e depois solta na sexta-feira (23) na região de Marialva, região noroeste do Paraná. O animal foi encontrado em um sítio por agentes do Instituto Água e Terra (IAT).
O felino foi capturado após pedidos de moradores, que suspeitavam que animais da região estavam sendo caçados por uma onça. A equipe do órgão ambiental foi acionada, e após confirmarem a presença da onça, instalaram uma armadilha no local para capturar o animal em segurança.
Na sequencia, os técnicos monitoraram o dispositivo aguardando a chegada do animal. Ao ser capturado, foram realizados exames que constataram que o animal estava sem ferimentos, e ele foi devolvido à natureza.
O Puma concolor possui pelagem acastanhada em quase todo o corpo, capaz de viver em ambientes montanhosos, desertos ou florestas. O peso e o tamanho da espécie costumam variar dependendo da região. São animais carnívoros solitários e territorialistas, com hábitos noturnos, e que se alimentam principalmente de pequenos mamíferos e aves.
Alerta
O IAT orienta as pessoas que avistarem animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, devem entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná.
Se preferir, outra opção é ligar para o Disque Denúncia 181 e informar localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.
