Em 8 de março, celebra-se o Dia Internacional das Mulheres, data que simboliza a luta histórica feminina pela ampliação de oportunidades e pela igualdade de direitos. Esse momento é muito importante para refletirmos sobre os avanços conquistados, dificuldades que ainda existem e sobre o papel das mulheres na construção da sociedade.
Na esfera literária, as mulheres representam a maioria do público leitor. É o que aponta a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro em 2024: 49% do público leitor brasileiro é composto por mulheres e 44%, por homens. Dado que o hábito da leitura é predominantemente feminino, é essencial que temas relacionados ao protagonismo da mulher e à igualdade de gênero sejam retratados também na literatura e, principalmente, desde a infância.
“Abordar pautas femininas na literatura infantil é fundamental para garantir visibilidade e representatividade. A presença de personagens femininas diversas nas narrativas permite que meninas se reconheçam dentro das histórias e se vejam como protagonistas de suas próprias vidas”, explica Lindsay Viola, head de produtos de Leiturinha.
A identificação com personagens literários pode ter grande impacto no desenvolvimento da mulher e, para ajudar, Lindsay Viola indica 3 livros infantis que trazem a temática feminina. Confira!
1. Mas por quê? – Original Leiturinha
